IPS e Câmara Municipal de Setúbal promovem ciclo de debates

'O resto, o sobrante' é o mote para a reflexão sobre questões de natureza sociocultural

Partindo de uma reflexão e questionamento sobre o que resta e o que sobra numa sociedade de hiperabundância, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) promovem um ciclo de debates públicos de questões de natureza sociocultural, aberto à participação da comunidade académica e do público em geral.

Cada reflexão promove o debate de um tema específico e conta com participação de personalidades de reconhecido mérito nessa área. O projeto, designado como Gralha, tem programado um ciclo de sete encontros com o mote "O Resto, o Sobrante...", e que vão decorrer em 2017 e 2018.

b c a

A primeira sessão teve lugar no dia 7 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal de Setúbal. Dedicado ao tema "O resto, o sobrante da Humanidade", o debate contou com a participação de Paulo Pedroso, Sociólogo e Coordenador do lançamento do Rendimento Mínimo Garantido, e de Rui Marques, Coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, com moderação de Manuel Augusto Araújo da Câmara Municipal de Setúbal.

As próximas iniciativas já estão agendadas, nomeadamente "O resto, o sobrante da Arte" (20 de setembro), "O resto, o sobrante do Orçamento" (15 de dezembro), "O resto, o sobrante da Ciência e da Filosofia" (7 de fevereiro 2018), "O resto, o sobrante das Palavras" (25 de maio 2018), "O resto, o sobrante do Ambiente" (8 de outubro 2018) e "O resto, o sobrante das Cidades" (13 de dezembro 2018).

De referir que o projeto arrancou, no dia 24 de maio, com a sua formalização através da assinatura de um protocolo de cooperação entre as entidades e com a inauguração da exposição fotográfica "Nem gregos nem Troianos" de José Bandeira, na Escola Superior de Educação do IPS, que estará patente até ao dia 24 de junho.

Mais informações em Projeto Gralha

14 de junho 2017