Novo Projeto H2020 na área da energia renovável no IPS

Investigação propõe desenvolvimento de equipamento para edifícios residenciais

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) viu recentemente aprovado mais um projeto europeu na área da eficiência energética, o SCORES (Self Consumption Of Renewable Energy by hybrid Storage systems), que é financiado em aproximadamente 6 milhões de euros pelo programa H2020 (Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação).

Desenvolvido por um consórcio de 12 parceiros europeus provenientes da Holanda, Áustria, França, Itália, República Checa, Alemanha e Portugal, o projeto arranca em novembro de 2017 e terá a duração de quatro anos. O SCORES pretende desenvolver um sistema energético para edifícios que inclua novas tecnologias de armazenamento híbrido compacto, que otimizem a oferta, o armazenamento e a procura de eletricidade e aquecimento em edifícios residenciais. Com isto pretende-se aumentar a contribuição das energias renováveis locais nas habitações, ao mais baixo custo.

Em Portugal, o responsável pelo SCORES é o Prof. Doutor Luís Coelho, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPS, que atualmente é também o investigador responsável por outro projeto na área das energias renováveis, o TESSe2b (Thermal Energy Storage Systems for Energy Efficient Buildings), que é coordenado a nível europeu pelo IPS.

07 de junho 2017