IPS e SIC Esperança assinam protocolo na área das competências digitais

Projeto prevê formação de 5 mil alunos e 500 professores em programação 'Scratch'

A partir de 5 de junho de 2017, as escolas do segundo ciclo, a nível nacional, podem candidatar-se ao projeto GEN10S Portugal que prevê a formação em linguagem de programação Scratch para 5 mil alunos do 5.º e 6.º ano e 500 professores, procurando promover a igualdade de oportunidades na área digital.

O projeto GEN10S Portugal, promovido pela SIC Esperança, em parceria com a associação espanhola Ayuda en Acción e a Google.org, foi apresentado no dia 5 de junho, em Lisboa, com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da Presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, da Diretora de Políticas Públicas e Relações Governamentais da Google Europa, Annette Kroeber-Riel, do responsável das Políticas Públicas da Google Portugal, Marcel Leonardi, e do representante da Ayuda en Acción, Rafael Mazarredo.

##2## ##3## ##1##

O reforço das competências digitais foi destacado por todos os intervenientes nesta sessão, sendo que este tipo de iniciativas, de acordo com o Primeiro Ministro António Costa"são da maior importância para combater a exclusão e as desigualdades sociais" devendo ser alargado ao conjunto da sociedade. Para o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, é absolutamente fundamental "destruir o fosso de todos aqueles que estão longe das competências digitais" como forma de reforçar a competitividade do país, referiu durante a sua intervenção.

Sobre o projeto GEN10S Portugal, a Presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, explicou que um dos objetivos é "assegurar que os alunos tenham uma aprendizagem contínua na área das tecnologias e programação" procurando promover a igualdade de oportunidades na área digital, reduzindo barreiras socioeconómicas e de género.

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é a entidade responsável pela organização e implementação da formação, a nível nacional, das crianças e professores abrangidos pelo GEN10S Portugal, através do Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação. O projeto será desenvolvido a partir de setembro 2017 e ao longo de todo o ano letivo 2017/2018, após um estudo piloto realizado em 4 escolas do distrito de Setúbal e de Lisboa durante este ano letivo.

Ao integrar este projeto, o IPS pretende continuar a contribuir de forma ativa para a inclusão e literacia digital da população, sendo que atualmente é também uma das entidades de ensino superior parceira da Google na implementação do projeto Atelier Digital, que visa dotar os participantes de diferentes competências digitais.

Mais informações sobre o "GEN10S" em sic.sapo.pt

7 junho 2017