Final nacional da 13.ª Edição do Poliempreende

IPS recebe empreendedores por uma semana

O Politécnico de Setúbal recebe durante uma semana, de 5 a 9 de setembro, as 19 equipas vencedoras das edições regionais e os coordenadores de cada instituição do concurso Poliempreende.

O Poliempreende é promovido por todas as instituições politécnicas do país, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades. A coordenação nacional do concurso é rotativa, estando a 13.ª edição do concurso a cargo do IPS.

O concurso terminará a 13 de outubro, no III Congresso Poliempreende - Ecossistema Empreendedor, com a entrega dos prémios aos vencedores e a passagem de testemunho para o Politécnico de Bragança, que irá coordenar a 14ª edição.

9 de setembro de 2016

h

O último dia da final nacional da 13.ª Edição do Poliempreende foi dedicado às apresentações das restantes sete equipas que perante o júri nacional expuseram as suas ideias de negócio.

Entre algum nervosismo e ansiedade, os participantes reforçaram a importância desta iniciativa no desenvolvimento de competências transversais, na partilha de experiências e contactos, fundamentais para quem quer concretizar um negócio.

O balanço desta 13ª edição do Poliempreende, coordenada pelo Politécnico de Setúbal, "é extremamente positivo", pois permitiu "mostrar a região e o seu tecido empresarial e também o Politécnico e a nossa capacidade de organização", referiu o Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos.

Os resultados dos vencedores serão divulgados em breve.

8 de setembro de 2016

Hoje foi o dia de 12, das 19 equipas finalistas da 13.ª edição do Poliempreende, apresentarem as suas ideias de negócio ao júri nacional, constituído pelo Instituto Politécnico de Setúbal, representado pelo Presidente, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos; a Dra. Cristina Dias Neves do Santander Totta; a Dra. Susana Almas, da Delta Cafés; o Dr. Francisco Mendes Palma, da AICEP, o Engº Manuel Moniz Pereira da Gastão Cunha Ferreira, Lda; e o Dr. Ezequiel Fernandes da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Independentemente do resultado, todos os participantes, coordenadores e tutores dos projetos, alunos, docentes e não docentes, consideram a iniciativa uma experiência muito enriquecedora, permitindo a partilha de ideias e um estímulo à criação do próprio emprego.

As restantes 7 equipas farão as suas apresentações amanhã, dia 9 de setembro, sendo a última equipa vencedora do IPS de Setúbal, com o projeto "Biocare", cujos promotores, são os dois estudantes do curso de Engenharia Biomédica na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, a Catarina  Gomes e o Ricardo Vagarinho.

7 de setembro de 2016

A manhã começou bem cedo para os nossos empreendedores, mas para conhecer um dos atrativos desta região - a observação dos golfinhos do Sado. Houve ainda a oportunidade de apreciar toda a envolvente da cidade de Setúbal e Serra da Arrábida, num passeio de barco promovido por uma empresa, também ela empreendedora na área do Turismo de Natureza, a Vertigem Azul. Além da componente de lazer, foi mais um momento de convívio e partilha de saberes e experiências entre as várias equipas de empreendedores.

A tarde foi dedicada a mais duas visitas a empresas da região: a Introsys, na Moita - empresa responsável pelo desenho de softwares, entre outros aspetos, para robots e braços armados industriais, com especial incidência na Indústria Automóvel; e a Florineve, no Montijo, com 20 anos de experiência na indústria das flores de corte.

O dia terminou com um jantar oficial de boas vindas ao grupo de finalistas da 13.ª edição do Poliempreende, que nos próximos dois dias irão apresentar as suas ideias de negócio ao júri nacional, constituído por representantes do Instituto Politécnico de Setúbal, Santander Totta, Delta Cafés, Gastão Cunha Ferreira Lda., AICEP e Ordem dos Contabilistas Certificados.

Durante o jantar houve ainda lugar para um momento musical de fado, protagonizado por um aluno do IPS, e para as intervenções do Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Professor Doutor Joaquim Mourato e do Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Professor Doutor Pedro Dominguinhos.

5 e 6 de setembro de 2016

A semana dos nossos empreendedores iniciou com visitas ao tecido empresarial da região, nomeadamente às empresas: LAUAK, cuja actividade principal é a fabricação e montagem de estruturas aeronáuticas, e Navigator, que ocupa uma posição de relevo no mercado internacional da pasta e do papel. Ambas as empresas de Setúbal combinam a modernidade, inovação e o progresso. As visitas incluíram explicações dos diretores das respetivas empresas sobre o funcionamento de cada negócio, os projetos futuros e as adversidades, testemunhos muito enriquecedores para quem quer vencer no mundo dos negócios.

Apostanto na diversidade de projetos emrpreendedores, o programa da final da 13.ª Edição do Poliempreende contou, ainda, com uma visita à Adega Quinta do Alcube, um projeto familiar, inserido no Parque Natural da Serra da Arrábida, que aposta na qualidade dos seus vinhos como fator diferenciador. A partilha da experiência de negócio da Quinta do Alcube, a estratégia que utilizam para vencerem num mercado concorrencial, como é o dos vinhos, foi um testemunho valioso para os nossos empreendedores e um estímulo para a concretização dos projetos de negócio que concorreram ao Poliempreende.

07 de setembro 2016