This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

IPStartUp Week | A semana mais empreendedora do país

IPStartUp Week

Mais um ano mais um desafio, pelo terceiro ano consecutivo, em parceria com a Forum Estudante, trabalhamos com 50 jovens empreendedores de todo o país. Foi uma semana cheia de energia, ideias inovadoras, trabalho de grupo, convívio e muita animação.


5.º DIA | 29 de julho de 2016


Barra dia 5

Quase a terminar a 3.ª Edição da IPStartUp Week, hoje a manhã foi passada na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS) .

Os nossos jovens empreendedores aprenderam a construir pontes com esparguete e a testar a resistência das suas construções. Num ambiente divertido e empenhado, a ponte construída pela equipa dos "vermelhos" suportou 4 kg, revelando grandes aptidões para serem num futuro próximo excelentes engenheiros civis! Houve, ainda, oportunidade para conhecer os laboratórios de química e engenharia civil e para provar que "Há Petróleo na ESTBarreiro".

À tarde aproveitaram para conhecer melhor a cidade de Setúbal e do seu património, nomeadamente o Convento de Jesus e a Galeria Municipal, com passagem pelas ruas da baixa, onde o Dr. Catalão, da Câmara Municipal de Setúbal, partilhou os seus conhecimentos de história, de património e muitas outras curiosidades com os alunos.

E para rematar o final do dia e da semana, cada grupo respondeu ao desafio do IPS e da Forum Estudante para num vídeo transmitirem o que foi para cada um a "3.ª Edição da IPStartUp Week".

4.º DIA | 28 de julho de 2016


Barra dia 4

Os nossos empreendedores tiveram hoje a oportunidade de conhecer melhor a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) onde participaram na atividade "EmpreendLAB".

Além da apresentação e enquadramento da atividade no empreendedorismo, os alunos conheceram os laboratórios de: Tecnologias Avançadas de Produção, Química e Ambiente, Mecânica, Máquinas Elétricas e Mobilidade.

Uma vez mais, esta atividade pretendeu explorar a capacidade de trabalho de equipa, a geração de ideias e a sua apresentação como negócio. A atividade consistiu no desenho de uma t´shirt alusiva a uma das áreas da escola. A atividade terminou com a apresentação do projeto a um júri, constituído por professores e alunos da ESTSetubal/IPS e representantes da Forum Estudante, que avaliou não só o projeto em si, como a capacidade de argumentação dos alunos, competências essenciais para um jovem empreendedor.

E para compensar este dia intenso e produtivo de ideias, é hora de descomprimir e proporcionar aos nossos jovens uma "noite cool" no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, uma zona verde junto do rio, que oferece uma vista magnífica para o estuário do rio Sado e Tróia.


3.º DIA | 27 de julho de 2016


##3##

A manhã dos nossos jovens empreendedores foi passada na Escola Superior de Saúde (ESS) com a atividade "Suporte Básico de Vida".

Nesta iniciativa, adquiriram conhecimentos sobre o Instituto Nacional de Emergência Médica e seus meios, sobre a cadeia de sobrevivência e noções de como executar compressões torácicas e ventilações. Tiveram ainda oportunidade de praticar o suporte básico de vida em manequins e simular uma situação de paragem cardiorrespiratória.

Na sessão houve ainda espaço para responder a perguntas e os participantes mostraram-se muito interessados e envolvidos nas questões de emergência médica.

O início da tarde foi dedicado a uma atividade que apelou ao trabalho em equipa, à resolução de problemas e à competição saudável - um Peddy Paper pelo Campus do IPS de Setúbal. Este jogo, com paragens em vários postos no Campus, permitiu dar a conhecer os espaços do IPS e desafiou os jovens a demonstrarem as suas capacidades a vários níveis, de uma forma lúdica.

O final de tarde foi dedicado ao fortalecimento das relações interpessoais e permitiu aos nossos jovens disfrutar de uma das pérolas de Setúbal, a praia da Figueirinha.

Depois de um dia intenso nada como o merecido momento de relaxamento e diversão na praia, com piquenique incluído.

2.º DIA | 26 de julho de 2016



Hoje os nossos empreendedores passaram o dia na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) a participar na atividade "Na pele de um empreendedor. Elevator pitch".

Depois de uma contextualização do que é o empreendedorismo e quais as ferramentas necessárias para ser um empreendedor, os alunos foram divididos em grupos de trabalho e convidados a gerar ideias inovadoras de negócio.

A discussão foi animada e bastante produtiva, tendo surgido muitas ideias valiosas, grande parte ligadas às áreas das tecnologias. Cada grupo selecionou apenas uma para ser trabalhada e apresentada em poucos minutos, pondo à prova as suas capacidades de persuasão para "venderem" a sua ideia.

A complementar a atividade, nada melhor do que estar à "conversa com empreendedores" e conhecer de perto os desafios, dificuldades, oportunidades e conquistas que alunos do IPS viveram e vivem enquanto promotores de projetos inovadores.

E com o final de um dia tão produtivo vem o merecido descanso, com a promessa de que o 3.º dia da IPStartUp Week trará novas aprendizagens e desafios, sempre num ambiente de animação e convívio.

1.º DIA | 25 de julho de 2016


banner fotos dia 1

Ao final da manhã o campus de Setúbal do IPS recebeu os 50 estudantes que vão participar na semana temática dedicada ao empreendedorismo. O dia começou na residência para que os participantes ficassem a conhecer o cantinho que os vai acolher durante os próximos 5 dias e ficam já com a sensação do que será estudar e viver no IPS.

E nada melhor para começar do que com dinâmicas de equipa e técnicas de comunicação. Um empreendedor tem de saber trabalhar em equipa, derrubar barreiras e comunicar com os restantes elementos, mesmo quando acabou de conhecer os novos membros da sua equipa.
Depois de uma tarde animada na Escola Superior de Educação (ESE/IPS) e no Clube Desportivo do IPS foi altura de quebrar o gelo entre os participantes. O divertimento esteve sempre presente e entre dança e cantoria travaram conhecimento e interagiram.

Agora é tempo de descanso e o grupo está a caminho da Residência para dormir, que amanhã começa outro dia muito empreendedor.

Opções
Últimas Notícias
IPS integra primeiro Centro Internacional para a Água em Portugal
Projeto de estudantes do IPS escolhido para potenciar turismo no Alentejo
Teatro Politécnico estreia primeira peça para crianças | 11 de dezembro
ONcontrol | Concurso de Criação de Sistemas Microcontrolados