Jovens empreendedores à procura da felicidade

Mais de 130 alunos apresentaram projetos na Final do IPS Junior Challenge 2016

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebeu esta semana, no dia 21 de abril, mais de 130 alunos de escolas secundárias e profissionais de Almada, Lisboa, Ourém e Setúbal para a final da 5ª edição do IPS Junior Challenge, concurso de ideias de negócio promovido pelo IPS.

A

Os alunos foram desafiados a desenvolver projetos empreendedores sob o tema "Felicidade e Bem-estar", tendo chegado à semifinal 27 ideias de negócio, das quais apenas 6 foram selecionadas para a grande final.

Após uma renhida competição, o grande vencedor do IPS Junior Challenge 2016 foi o projeto "Fábrica dos Sorrisos". Desenvolvido por uma equipa de alunas da Escola Profissional de Ourém , este projeto, totalmente focado na produção de sorrisos, visa criar uma "rede de felicidade" através de um espaço onde as pessoas possam ser felizes com a realização de atividades que aumentem a sua autoestima. Agora as alunas vão viajar por Portugal com os passes Intra_Rail Xplore 7 dias, uma oferta da CP - Comboios de Portugal e das Pousadas da Juventude.

O 2º lugar foi atribuído ao projeto "UnderStand" que procura introduzir a vertente do acolhimento personalizado e temático nos pacotes turísticos e melhorar as atividades de animação para turistas, tendo sido criado por uma das equipas da Escola Profissional Profitecla Lisboa. Depois da excelente prestação na competição, a equipa vai recarregar baterias numa estadia de 2 noites no Zmar Eco Campo.

Outra equipa da Escola Profissional Profitecla Lisboa arrecadou o 3º lugar com o projeto "The Other Side", que tem como objetivo dar a conhecer a vertente solidária das empresas, com a realização de atividades de âmbito social em nome das entidades. Pela criatividade e vontade de arriscar, a Forum Estudante ofereceu-lhes a participação direta na IPStartUp Week, uma semana de verão inteiramente dedicada ao empreendedorismo.

B C D

Na iniciativa marcaram também presença representantes do IPS e das entidades parceiras do concurso, nomeadamente da CP - Comboios de Portugal, Pousadas da Juventude e do grupo Forum Estudante.

Desde há 5 anos que o IPS realiza esta competição, que entre dezembro e abril possibilita "o desenvolvimento de competências essenciais ao processo empreendedor, mas que também são úteis para os alunos poderem utilizar no seu percurso académico e profissional, como a capacidade de comunicação, o sentido crítico, a argumentação e criatividade", referiu o Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, Presidente do IPS.

Este tipo de iniciativas assume "um carater pedagógico muito relevante porque estimulam os jovens para esta necessidade empreendedora, pois tivemos um conjunto de 6 projetos finalistas todos eles com uma grande quota de criatividade, originalidade e de empreendedorismo associados" frisou o Dr. Carlos Nunes, representante da Movijovem (Pousadas da Juventude) e da CP- Comboios de Portugal.

Na opinião do Dr. Gonçalo Gil, Diretor da revista Forum Estudante, esta competição é uma iniciativa excelente para identificar "a criatividade e imaginação desta nova geração na criação de negócios muito diferentes, mas todos eles com uma originalidade e visão bem estruturada".

f O dia foi de enorme surpresa para a equipa vencedora do concurso com o projeto "Fábrica de Sorrisos". Para a porta-voz do grupo, Márcia Pereira, "ficar em 1º lugar foi uma sensação espetacular e muito boa", referindo que "com este projeto descobrimos o que é a felicidade porque pretendemos produzir sorrisos".

Para equipa que conquistou o 2º lugar com o projeto "UnderStand", este prémio "é um orgulho porque conseguimos chegar à final e competimos com muitos e bons projetos". A representante da equipa, a aluna Bruna Silva, adiantou que com a participação na iniciativa descobriram que a felicidade, no geral, passa também por fazer os outros felizes. g

g Participar no IPS Junior Challenge "foi uma experiência única, pois nunca tínhamos competido de uma forma tão séria", referiu Patrícia Vitorino, representante da equipa que ficou em 3º lugar com o projeto "The Other Side". Para a equipa "foi uma sensação ótima ouvir o nome do nosso projeto como finalista" e com este concurso "aprendemos como podemos fazer os outros felizes e que basta uma simples atitude nossa para tornarmos o mundo mais feliz".

Para o ano, o IPS Junior Challenge regressa com mais novidades, desafiando as jovens mentes do país a sonhar, inovar e arriscar.

22 de abril 2016