II Encontro de Estudos Locais Distr. Setúbal - 5 e 6 Nov.

Homenagem dos 100 anos da implementação da República

banner1

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), em associação com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Centro de Estudos Bocageanos e o Centro Emmérico Nunes realiza, nos dias 5 e 6 de Novembro 2010, o II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal.

Com este evento pretende-se promover a reflexão, o debate académico e a investigação científica sobre vários temas relacionados com o Distrito de Setúbal, nomeadamente as Políticas de Desenvolvimento e de Ordenamento do Território, a Escola como espaço de preservação, criação e transmissão, a História local e a Cultura, Património e Identidade. Num ano em que se comemoram os 100 anos da implantação da República, justifica-se plenamente que este seja também um tema privilegiado do encontro.

Ao ambicioso desafio que constituía este projecto, corresponderam cerca de oitenta professores e investigadores que se vão repartir pelas quatro secções temáticas do encontro, de acordo com o programa agora divulgado e cujas comunicações fornecem uma riqueza de perspectivas sobre as realidades do Distrito de Setúbal.

CONFERÊNCIAS PLENÁRIAS

Estão previstas quatro conferências plenárias, apresentadas por autores prestigiados, que marcam a reflexão em cada uma das secções temáticas do encontro:

1. Desenvolvimento Educativo, Cidadania e Intervenção: políticas e práticas
- Ana Maria Dias Bettencourt, Presidente do Conselho Nacional de Educação

2. A linha férrea do Vale do Sado, o ramal de Sines e a transversal a Beja - elites e mercado regional
- João Madeira, Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

3. A Escola da dor e do sofrimento - segundo cinco escritores do Distrito
- Luís Souta, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS)

4. Políticas de desenvolvimento e de ordenamento do território do Distrito de Setúbal
- Adelino Fortunato, Universidade de Coimbra

De considerar, também, a visita guiada e o lançamento do catálogo da Exposição "O ensino no tempo da República", que pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Setúbal.

Assinalando a colaboração próxima com a Câmara Municipal de Setúbal, o segundo dia deste encontro (6 de Novembro) decorre nas instalações desta autarquia.

Programa para download

conferencia de imprensa

Em conferência de imprensa que decorreu no dia 13 de Outubro, no salão Nobre do Governo Civil de Setúbal, o Governador Civil, Dr. Manuel Malheiros, congratulou-se por rceber, nas suas instalações, esta iniciativa que considerou da maior importância para o Distrito. O Prof. Albérico Afonso, Docente da ESE/IPS, referiu quanto ao tema deste encontro: «Quisemos fazer o II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal sob o signo do Centenário da República, de forma a prestar homenagem ao papel de Setúbal na construção desta nova ideia da República, tal como Almada, Montijo, Moita ou Aldeia Galega que declararam a República ainda no dia 4 de Outubro». O docente lembrou a importância que a República teve no apoio intensivo ao desenvolvimento do ensino superior, nomeadamente na fundação da Universidade de Lisboa e do Porto, não tendo, por isso, sido uma «época apenas de confusão e de conflito social».

Pela importância deste evento para a Região, o Prof. Albérico Afonso apelou para a participação de todos os interessados, através da apresentação de comunicações nas áreas de trabalho do encontro, do contacto com outros investigadores para que apresentem comunicações e da participação nos trabalhos do encontro. As inscrições decorreram até ao próximo dia 20 de Outubro.

As áreas de trabalho contempladas são as políticas de desenvolvimento e ordenamento do território do distrito de Setúbal; a Escola como espaço de preservação, criação e transmissão; a História local, o Património e a Identidade; e as manifestações culturais como a Literatura, Artes Plásticas, Cinema e Artes Dramáticas.

«Achamos que uma das obrigações do Ensino Superior é devolver à comunidade e pôr todo o seu saber e o que se faz na instituição ao serviço das populações. É necessário aprofundar o enraizamento da relação com as Associações Culturais do distrito», disse o Prof. Albérico Afonso, explicando que os objectivos deste evento passam por proporcionar um espaço de reflexão sobre temas de ensino e investigação científica, incentivar o desenvolvimento de projectos de investigação que tenham repercussão na melhoria do ensino, na difusão da cultura e na promoção da qualidade de vida do distrito de Setúbal, dinamizar a produção de materiais científicos e pedagógicos utilizáveis na formação das crianças, jovens e adultos e contribuir para a conjugação de esforços de instituições regionais e nacionais numa perspectiva de desenvolvimento sócio-cultural do distrito de Setúbal.

Ainda no âmbito do II Encontro de Estudos do Distrito de Setúbal está patente até ao dia 30 de Novembro, na Biblioteca da Câmara Municipal de Setúbal a exposição "O Ensino no Tempo da República", única em Portugal, que contempla 270 peças, desde fotos, diplomas, livros, entre outras. «Finalizada a exposição as peças serão doadas ao futuro Museu de Educação de Setúbal, que surge de um entendimento entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Centro de Estudos Bocageanos», adiantou o Dr. Daniel Pires, do Centro de Estudos Bocageanos.