This Page is not available in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

IPS integra primeiro Centro Internacional para a Água em Portugal

LIS-Water pretende reunir especialistas mundiais na área dos recursos hídricos



Portugal já tem um centro de excelência internacional para o setor da água, o LIS- Water, lançado no passado dia 31 de outubro, e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das cerca de 40 instituições nacionais e estrangeiras envolvidas na sua fundação.

Numa altura em que a água, recurso escasso, é cada vez mais assumida como prioridade em todo o mundo, a Comissão Europeia, através de financiamento no âmbito do programa Horizonte 2020, deu assim o aval a este projeto que tem como principais pilares a investigação e a inovação e que pretende atrair especialistas mundiais na área dos recursos hídricos, com a missão de disseminar conhecimento pelos decisores políticos, profissionais da água, indústria e cidadãos.

Coordenado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o Lisbon International Centre for Water (LIS-Water) tem como parceiros a Cranfield University (Reino Unido) e o Institut d'Administration des Enterprises de Paris (França), contando ainda com o apoio e envolvimento de cerca de 40 outras entidades nacionais e estrangeiras.

O IPS, incluído neste grupo inicial, manifesta em carta de intenções assinada pelo seu presidente, Pedro Dominguinhos, o seu "total apoio" ao novo centro, convicto de que o LIS-Water irá resultar em "benefícios, à escala nacional e internacional, para o LNEC e para todas as partes envolvidas".

Assumindo-se como "parceiro de investigação", o IPS propõe-se participar em atividades de produção de conhecimento e inovação nas áreas da ciência e tecnologia que tenham impacto sobre políticas públicas, regulação e gestão de recursos hídricos e dos serviços de águas, sobretudo no que toca à sua região envolvente, Setúbal. E mostra-se igualmente empenhado em contribuir para a oferta de formação de alta qualidade aos profissionais da água, em apoiar o empreendedorismo e a incubação de novas empresas, bem como em incentivar a participação pública no setor da água. 

 

 

 07 de dezembro/2017

Opções
Últimas Notícias
Mudança de par instituição/curso e reingresso | Até 14 de janeiro
Docente Paulo Nunes distinguido com Prémio Prof. Albino Maria
IPS integra primeiro Centro Internacional para a Água em Portugal
Projeto de estudantes do IPS escolhido para potenciar turismo no Alentejo